Duas tarefas principais no comércio eletrônico são garantir excelente visibilidade para o seu site e aumentar o número de compras nele.
O SEO visa melhorar os rankings nos motores de busca e, assim, atrair tráfego para o seu site. Enquanto isso, a otimização da taxa de conversão (CRO) ajudará a converter visitantes em clientes.
Você pode combinar ambas as estratégias para tornar as buscas ainda mais eficazes. Várias técnicas de SEO podem ajudar a aumentar as conversões de comércio eletrônico, então continue lendo para aprender sobre elas.
Os Fundamentos de SEO e CRO
A taxa de conversão do comércio eletrônico mostra a porcentagem de pessoas que acabam comprando algo. A fórmula para medi-la é simples. Por exemplo, 1000 pessoas visitam seu site por dia e 5 delas fazem uma compra. O cálculo da taxa de conversão do comércio eletrônico será o seguinte:
5/1000*100% = 0,5%
Como você sabe se o seu site tem uma boa taxa de conversão de comércio eletrônico? De acordo com uma pesquisa da LittleData, a taxa de conversão média para empresas de comércio eletrônico é de 1,3%. Qualquer valor abaixo disso significa que você tem espaço para melhorias. Os melhores desempenhos têm uma taxa de conversão de 3,3%, e chegar lá pode levar tempo e esforço.
O SEO consiste em técnicas para atrair tráfego orgânico para sua página. Elas incluem otimizar um site para atender aos padrões do Google, pesquisar palavras-chave, otimizar suas páginas para essas palavras-chave, etc.
O objetivo do seu site é aparecer no topo das páginas de resultados dos motores de busca (SERPs) para palavras-chave que descrevem seus produtos.
Dicas de SEO para Melhorar a Taxa de Conversão de Comércio Eletrônico
As técnicas de SEO são ótimas para direcionar tráfego de alta qualidade para suas páginas. Elas também podem ajudar a melhorar a taxa de conversão do comércio eletrônico. Aqui estão os aspectos de SEO nos quais você deve se concentrar para o CRO.
Crie Páginas de Produto que Atendam à Intenção do Usuário
A primeira coisa que você pode fazer para aumentar a taxa de conversão com SEO é criar páginas de produto que contenham as palavras-chave certas e atendam à intenção do usuário.
A intenção do usuário é o motivo pelo qual um usuário decide pesquisar algo no Google e o que ele espera encontrar. Existem quatro categorias principais de intenção do usuário com as quais você terá que trabalhar:
- Informacional. O usuário deseja encontrar informações sobre algo relacionado ao seu produto. Exemplo: como combinar cintos com sapatos.
- Navegacional. O usuário deseja encontrar o site ou a página da sua empresa. Exemplo: suaempresa.com, sapatos marrons.
- Comercial. O usuário deseja encontrar detalhes sobre sua empresa ou produtos antes de comprar. Exemplo: melhores fabricantes de sapatos.
- Transacional. O usuário está pesquisando com intenção de compra. Exemplo: comprar sapatos masculinos marrons.
O primeiro passo é olhar para sua lista de palavras-chave e classificá-las em uma dessas quatro categorias. Como os sites de comércio eletrônico geralmente têm centenas de páginas, é melhor focar primeiro nas palavras-chave transacionais e comerciais — estas ajudarão você a melhorar a taxa de conversão.
É seguro supor que uma palavra-chave como “comprar sapatos masculinos marrons” tem intenção transacional. Mas a intenção do usuário vai mais fundo do que isso.
Você também quer entender quais informações os usuários desejam ver na página. Para isso, faça uma pesquisa no Google pela palavra-chave que você está tentando otimizar e veja o que o motor de busca retorna.
Após os anúncios de texto, você normalmente verá resultados de pacotes locais para tal solicitação.
Fonte: Google
Alt: Resultados locais em uma pesquisa de comércio eletrônico.
Em seguida, provavelmente mostrará imagens e anúncios compráveis.
Fonte: Google
Alt: Imagem e anúncios em pesquisa de comércio eletrônico.
Se você vir algum desses recursos, é uma boa ideia tentar colocar sua empresa neles, seja fazendo SEO local ou criando uma conta no Google Merchant Center, porque esses resultados sempre estarão mais altos na pesquisa do que os resultados orgânicos.
Mas isso é mais um projeto de longo prazo. Por enquanto, desça para os resultados orgânicos.
Fonte: Google
Alt: Resultados orgânicos em uma pesquisa de comércio eletrônico.
Clique nos dez primeiros resultados de pesquisa orgânica e dê uma olhada no conteúdo que esses sites mostram. Aqui está como uma página típica se parece.
Fonte: Macy’s
Alt: Layout de uma página de categoria de um site de comércio eletrônico.
As outras páginas da SERP parecem muito semelhantes. Algumas tendências são óbvias aqui:
- Uma lista de produtos com uma imagem grande.
- Uma breve descrição e classificação de avaliação para cada produto.
- Vendas e descontos são anunciados nas listagens de produtos.
- Fácil acesso para aplicar filtros.
Com base nisso, você pode concluir que, ao pesquisar por “sapatos masculinos marrons”, os usuários esperam ver uma lista de opções para filtrar. Eles não esperam ver descrições ou apenas um único produto.
Se sua página chegar ao topo da SERP e não mostrar aos usuários o que eles querem ver, eles podem voltar. Isso influencia negativamente não apenas a taxa de conversão do comércio eletrônico, mas também o SEO.
Então, faça essa análise para todas as páginas que provavelmente converterão, como páginas de produtos e categorias, e garanta que você atenda às expectativas do usuário.
Em uma nota lateral, não se concentre apenas em palavras-chave mais curtas com altos volumes de pesquisa. Palavras-chave longas são normalmente usadas para encontrar um produto específico. Mesmo que milhares de pessoas não estejam procurando por elas, a taxa de conversão pode ser maior.
Aqui está um exemplo de tal palavra-chave. O primeiro resultado é um único produto que corresponde ao que o usuário pode estar procurando.
Fonte: Google
Alt: Resultados de uma pesquisa de palavra-chave de cauda longa.
Além da intenção, não se esqueça de otimizar uma página para a palavra-chave também. Você quer que a palavra-chave principal apareça não apenas no corpo do texto, mas também nas tags de SEO:
- Tag de título.
- Tag de meta descrição.
- Tags Alt para imagens.
- URL.
Fazer isso garante que os usuários encontrarão suas páginas e que a taxa de conversão do comércio eletrônico crescerá porque as pessoas que encontrarem suas páginas estarão mais interessadas nos produtos que você oferece.
Trabalhe no SEO Técnico
Otimizar o conteúdo da página para a intenção do usuário é provavelmente a parte mais significativa do CRO, e o SEO pode ajudar com isso. Você também pode otimizar o SEO técnico.
Os usuários não gostam quando seguem um link e encontram uma página 404 ou quando o site leva meio minuto para abrir, especialmente em plataformas móveis. 53% dos usuários de celular sairão da página se ela levar mais de três segundos para carregar.
Se você otimizar a velocidade do site e lidar com outros problemas, mais pessoas permanecerão no site e converterão.
Comece identificando os problemas. Para fazer isso, você pode usar a auditoria do SE Ranking. Esta ferramenta pode analisar seu site e encontrar todos os tipos de problemas, como erros 404, conteúdo duplicado, Core Web Vitals abaixo da média e pedaços de código que estão retardando o site.
Execute esta auditoria uma vez por semana e procure sugestões de melhorias.
Você normalmente terá que fazer algumas dessas coisas para acelerar seu site.
- Reduzir o tamanho dos arquivos de imagem.
- Minificar JavaScript e CSS.
- Priorizar o carregamento de conteúdo HTML antes de JavaScript ou arquivos grandes.
- Reduzir o número de solicitações HTTP.
Você também deve considerar os usuários em todas as plataformas. Certifique-se de que seu site carregue de forma diferente em plataformas móveis e priorize a responsividade móvel. Isso ajudará a reter os usuários que visualizam sua loja de comércio eletrônico a partir do celular, que podem ser mais da metade de todos os visitantes.
Finalmente, há uma coisa que você pode fazer para aumentar os cliques em seu site nos resultados de pesquisa orgânica. Com a marcação Schema, você pode mostrar significativamente mais informações na SERP.
Por exemplo, esta página mostra uma imagem do produto e alguns links de navegação.
Fonte: Google
Você também pode mostrar coisas como o preço de um item, sua disponibilidade e seus horários de funcionamento.
Use o Ajudante de Marcação de Dados Estruturados do Google para adicionar Schema às suas páginas, ou peça a ferramentas de IA para gerar o código para você.
Forneça uma Navegação Clara e Compreensível
Os usuários podem sair sem comprar se não conseguirem encontrar o produto que desejam. É por isso que você também precisa trabalhar para tornar sua navegação perfeita em todas as plataformas.
A barra de navegação principal deve estar no topo da página, apresentar categorias populares e ter subcategorias, se necessário.
Fonte: Alexanderscolumbus.com
Outras melhores práticas incluem o seguinte:
- Tenha o menu de navegação principal em todas as páginas.
- Use as categorias mais populares como itens de menu.
- Não coloque produtos populares muito no fundo da lista.
- Use a navegação por breadcrumbs.
- Dê muitas opções para filtrar listas de produtos nas páginas de categoria.
- Dê aos usuários sugestões de produtos.
- No celular, evite usar subcategorias no menu.
- Certifique-se de que os itens do menu estejam bem espaçados no celular para que os usuários não cliquem errado neles.
- Substitua as animações de hover por animações de clique no celular.
Se você escolheu uma boa plataforma para o seu site de comércio eletrônico, algumas dessas melhores práticas já podem estar implementadas por padrão.
Dito isso, você precisa pensar muito sobre o sistema de navegação. Decidir quais categorias colocar primeiro na lista do menu ou se deve ter um item de menu separado para descontos depende do tipo de negócio que você administra.
Você precisará descobrir isso planejando e simplesmente por tentativa e erro. Para uma abordagem mais baseada em dados, você pode usar um software de mapa de calor.
Prós e Contras de Usar SEO para Sites de Comércio Eletrônico
Agora, vamos dar uma olhada em uma lista de prós e contras para que você possa descobrir se o SEO é adequado para o seu negócio de comércio eletrônico.
Prós do SEO para Comércio Eletrônico
- Melhor Consciência de Marca. Quando seu site classifica consistentemente alto na SERP para palavras-chave relevantes, isso aumentará a consciência da marca. Mesmo que os usuários não estejam clicando em seu site nos resultados da pesquisa, eles o verão e aprenderão sobre sua marca.
- Mais Tráfego Orgânico. O tráfego orgânico do Google é gratuito, pois você não precisa pagar por anúncios. Ele também pode ser obtido mais facilmente do que o tráfego orgânico de mídias sociais. Assim, otimizar seu site para motores de busca aumenta sua base de clientes em potencial.
- Maior Engajamento do Cliente. Os sites devem ter uma estrutura clara para que sejam fáceis de navegar e fáceis de fazer um pedido. É por isso que direcionar mais tráfego para o seu site significa mais engajamento e vendas.
- Menor Custo de Aquisição de Clientes. Usar o SEO como sua principal fonte de leads de comércio eletrônico pode significar um CAC menor. Com mídias sociais ou anúncios pagos, você tem que pagar o alto custo de campanhas publicitárias ou produção de vídeo. Com o SEO, a maioria das despesas está relacionada à remuneração dos funcionários.
Contras do SEO para Comércio Eletrônico
- Processo demorado. O SEO não fornece leads tão rápido quanto a veiculação de anúncios pagos. Otimizar a taxa de conversão de SEO exige muito trabalho, e você pode não ver nenhuma mudança positiva por algum tempo depois de otimizá-la.
- Mudanças no Algoritmo dos Motores de Busca. O Google está constantemente refinando sua abordagem de busca. Em 2023, a empresa lançou dez atualizações. Isso significa que coisas que funcionavam antes podem parar de funcionar, e seu site pode cair de posições altas na SERP. No entanto, se você seguir as melhores práticas seguras, deve ficar bem.
- Concorrência em Palavras-chave de Alto Volume. Palavras-chave que têm altos volumes de pesquisa, como “comprar sapatos”, têm milhares de sites competindo por elas. Isso significa que você tem que trabalhar duro para acompanhar.
- Sem Garantias. A pior parte do SEO é que não é tão direto quanto veicular anúncios. Não há garantia de que você obterá o primeiro lugar na SERP para uma palavra-chave específica, não importa o quanto você tente, porque a concorrência é acirrada. É por isso que você tem que mirar em centenas de palavras-chave.
Resumo
Você acha que o SEO é adequado para sua empresa de comércio eletrônico? Se for, siga as melhores práticas para obter uma melhor posição na SERP, mais tráfego e mais vendas.
Enquanto estiver nisso, não se esqueça de usar as dicas de otimização de conversão de SEO deste artigo para melhorar a taxa de conversão do comércio eletrônico e os números de tráfego.



