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Maximizar as Conversões: Dicas de SEO para CRO de Comércio Eletrónico

Maximizar Conversões: Dicas de SEO para CRO de Comércio Eletrónico

Duas tarefas principais no comércio eletrónico são garantir uma excelente visibilidade para o seu site e aumentar o número de compras nele.

O SEO visa melhorar as classificações nos motores de busca e, assim, atrair tráfego para o seu site. Enquanto isso, a otimização da taxa de conversão (CRO) ajudará a converter visitantes em clientes.

Pode combinar ambas as estratégias para tornar as suas iniciativas ainda mais eficazes. Várias técnicas de SEO podem ajudar a aumentar as conversões no comércio eletrónico, por isso continue a ler para saber mais sobre elas.

Os Fundamentos de SEO e CRO

A taxa de conversão do comércio eletrónico mostra a percentagem de pessoas que acabam por comprar algo. A fórmula para a medir é simples. Por exemplo, 1000 pessoas visitam o seu site por dia e 5 delas fazem uma compra. O cálculo da taxa de conversão do comércio eletrónico será o seguinte:

5/1000*100% = 0,5%

Como sabe se o seu site tem uma boa taxa de conversão de comércio eletrónico? De acordo com um inquérito da LittleData, a taxa de conversão média para empresas de comércio eletrónico é de 1,3%. Qualquer valor abaixo disso significa que tem espaço para melhorias. Os melhores desempenhos têm uma taxa de conversão de 3,3%, e chegar lá pode levar tempo e esforço.

O SEO consiste em técnicas para atrair tráfego orgânico para a sua página. Incluem a otimização de um site para cumprir os padrões do Google, a pesquisa de palavras-chave, a otimização das suas páginas para essas palavras-chave, etc.

O objetivo do seu site é aparecer no topo das páginas de resultados dos motores de busca (SERPs) para palavras-chave que descrevem os seus produtos.

Dicas de SEO para uma Melhor Taxa de Conversão no Comércio Eletrónico

As técnicas de SEO são ótimas para direcionar tráfego de alta qualidade para as suas páginas. Elas também podem ajudar a melhorar a taxa de conversão do comércio eletrónico. Aqui estão os aspetos de SEO nos quais se deve concentrar para a CRO.

Crie Páginas de Produto que Correspondam à Intenção do Utilizador

A primeira coisa que pode fazer para melhorar a taxa de conversão com SEO é criar páginas de produto que contenham as palavras-chave certas e correspondam à intenção do utilizador.

A intenção do utilizador é a razão pela qual um utilizador decide pesquisar algo no Google e o que espera encontrar. Existem quatro categorias principais de intenção do utilizador com as quais terá de trabalhar:

  • Informativa. O utilizador quer encontrar informações sobre algo relacionado com o seu produto. Exemplo: como combinar cintos com sapatos.
  • Navegacional. O utilizador quer encontrar o site ou a página da sua empresa. Exemplo: asuaempresa.com, sapatos castanhos.
  • Comercial. O utilizador quer encontrar detalhes sobre a sua empresa ou produtos antes de comprar. Exemplo: melhores fabricantes de sapatos.
  • Transacional. O utilizador está a pesquisar com intenção de compra. Exemplo: comprar sapatos de homem castanhos.

O primeiro passo é olhar para a sua lista de palavras-chave e classificá-las numa destas quatro categorias. Como os sites de comércio eletrónico têm normalmente centenas de páginas, é melhor focar-se primeiro nas palavras-chave transacionais e comerciais — estas ajudarão a melhorar a taxa de conversão.

É seguro assumir que uma palavra-chave como «comprar sapatos de homem castanhos» tem uma intenção transacional. Mas a intenção do utilizador vai mais fundo do que isso.

Também quer entender que informações os utilizadores querem ver na página. Para este fim, faça uma pesquisa no Google pela palavra-chave que está a tentar otimizar e veja o que o motor de busca retorna.

Após os anúncios de texto, normalmente verá resultados do pacote local para tal pedido.

Fonte: Google

Alt: Resultados locais numa pesquisa de comércio eletrónico.

Depois, provavelmente mostrar-lhe-á imagens e anúncios de compras.

Fonte: Google

Alt: Imagem e anúncios na pesquisa de comércio eletrónico.

Se vir alguma destas funcionalidades, é uma boa ideia tentar colocar a sua empresa nestas, seja através de SEO local ou criando uma conta no Google Merchant Center, porque estes resultados estarão sempre mais acima na pesquisa do que os resultados orgânicos.

Mas isso é mais um projeto a longo prazo. Por agora, desça até aos resultados orgânicos.

Fonte: Google

Alt: Resultados orgânicos numa pesquisa de comércio eletrónico.

Clique nos dez primeiros resultados de pesquisa orgânica e veja que conteúdo estes sites mostram. Eis como se parece uma página típica.

Fonte: Macy’s

Alt: Layout de uma página de categoria de um site de comércio eletrónico.

As outras páginas da SERP parecem muito semelhantes. Algumas tendências são óbvias aqui:

  • Uma lista de produtos com uma imagem grande.
  • Uma breve descrição e classificação de avaliação para cada produto.
  • Promoções e descontos são anunciados nas listagens de produtos.
  • Acesso fácil à aplicação de filtros.

Com base nisso, pode concluir que ao pesquisar por «sapatos de homem castanhos», os utilizadores esperam ver uma lista de opções para filtrar. Eles não esperam ver descrições ou apenas um único produto.

Se a sua página chegar ao topo da SERP e não mostrar aos utilizadores o que eles querem ver, eles podem voltar atrás. Isto influencia negativamente não só a taxa de conversão do comércio eletrónico, mas também o SEO.

Portanto, faça esta análise para todas as páginas que são susceptíveis de converter, como páginas de produto e de categoria, e garanta que corresponde às expectativas do utilizador.

Numa nota lateral, não se concentre apenas em palavras-chave mais curtas com altos volumes de pesquisa. Palavras-chave longas são normalmente usadas para encontrar um produto específico. Mesmo que milhares de pessoas não as estejam a pesquisar, a taxa de conversão pode ser mais alta.

Aqui está um exemplo de tal palavra-chave. O primeiro resultado é um único produto que corresponde ao que o utilizador pode estar à procura.

Fonte: Google

Alt: Resultados de uma pesquisa de palavra-chave de cauda longa.

Além da intenção, não se esqueça de otimizar também a página para a palavra-chave. Quer que a palavra-chave principal apareça não só no corpo do texto, mas também nas etiquetas de SEO:

  • Etiqueta de título.
  • Etiqueta de meta descrição.
  • Etiquetas Alt para imagens.
  • URL.

Fazer isto garante que os utilizadores encontrarão as suas páginas e que a taxa de conversão do comércio eletrónico crescerá porque as pessoas que encontrarem as suas páginas estarão mais interessadas nos produtos que oferece.

Trabalhe no SEO Técnico

Otimizar o conteúdo da página para a intenção do utilizador é provavelmente a parte mais significativa da CRO, e o SEO pode ajudar com isso. Também pode otimizar o SEO técnico.

Os utilizadores não gostam quando seguem um link e encontram uma página 404 ou quando o site demora meio minuto a abrir, especialmente em plataformas móveis. 53% dos utilizadores móveis abandonarão a página se demorar mais de três segundos a carregar.

Se otimizar a velocidade do site e lidar com outros problemas, mais pessoas permanecerão no site e converterão.

Comece por identificar os problemas. Para fazer isso, pode usar a auditoria da SE Ranking. Esta ferramenta pode analisar o seu site e encontrar todo o tipo de problemas, como erros 404, conteúdo duplicado, Core Web Vitals abaixo da média e pedaços de código que estão a abrandar o site.

Execute esta auditoria uma vez por semana e procure sugestões de melhorias.

Normalmente, terá de fazer algumas destas coisas para acelerar o seu site.

  • Reduzir o tamanho dos ficheiros de imagem.
  • Minificar JavaScript e CSS.
  • Priorizar o carregamento de conteúdo HTML antes de JavaScript ou ficheiros grandes.
  • Reduzir o número de pedidos HTTP.

Também deve considerar os utilizadores em todas as plataformas. Certifique-se de que o seu site carrega de forma diferente em plataformas móveis e prioriza a capacidade de resposta móvel. Isto ajudará a reter os utilizadores que veem a sua loja de comércio eletrónico a partir do telemóvel, que podem ser mais de metade de todos os visitantes.

Finalmente, há uma coisa que pode fazer para aumentar os cliques no seu site nos resultados de pesquisa orgânica. Com a marcação Schema, pode mostrar significativamente mais informações na SERP.

Por exemplo, esta página mostra uma imagem do produto e alguns links de navegação.

Structured data in SERP.

Fonte: Google

Também pode mostrar coisas como o preço de um item, a sua disponibilidade e o seu horário de funcionamento.

Use o Structured Data Markup Helper do Google para adicionar Schema às suas páginas, ou peça a ferramentas de IA para gerar o código por si.

Forneça uma Navegação Clara e Compreensível

Os utilizadores podem sair sem comprar se não conseguirem encontrar o produto que desejam. É por isso que também tem de trabalhar para tornar a sua navegação perfeita em todas as plataformas.

A barra de navegação principal tem de estar no topo da página, apresentar categorias populares e ter subcategorias, se necessário.

Navigation menu on an eCommerce website.

Fonte: Alexanderscolumbus.com

Outras melhores práticas incluem o seguinte:

  • Ter o menu de navegação principal em todas as páginas.
  • Usar as categorias mais populares como itens de menu.
  • Não colocar produtos populares muito abaixo na lista.
  • Usar navegação por migalhas de pão (breadcrumbs).
  • Dar muitas opções para filtrar listas de produtos nas páginas de categoria.
  • Dar sugestões de produtos aos utilizadores.
  • No telemóvel, evitar usar subcategorias no menu.
  • Certificar-se de que os itens do menu estão bem espaçados no telemóvel para que os utilizadores não cliquem por engano.
  • Substituir animações de passar o rato por animações de clique no telemóvel.

Se escolheu uma boa plataforma para o seu site de comércio eletrónico, algumas destas melhores práticas já podem estar implementadas por defeito.

Dito isto, tem de pensar muito sobre o sistema de navegação. Decidir que categorias colocar primeiro na lista do menu ou se deve ter um item de menu separado para descontos depende do tipo de negócio que gere.

Terá de descobrir isso através do planeamento e simplesmente por tentativa e erro. Para uma abordagem mais baseada em dados, pode usar software de mapa de calor.

Prós e Contras de Usar SEO para Sites de Comércio Eletrónico

Agora, vamos ver uma lista de prós e contras para que possa descobrir se o SEO é adequado para o seu negócio de comércio eletrónico.

Prós do SEO para Comércio Eletrónico

  • Melhor Notoriedade da Marca. Quando o seu site se classifica consistentemente alto na SERP para palavras-chave relevantes, isso impulsionará a notoriedade da marca. Mesmo que os utilizadores não estejam a clicar no seu site nos resultados de pesquisa, eles irão vê-lo e aprender sobre a sua marca.
  • Mais Tráfego Orgânico. O tráfego orgânico do Google é gratuito, uma vez que não tem de pagar por anúncios. Também pode ser obtido mais facilmente do que o tráfego orgânico das redes sociais. Assim, otimizar o seu site para os motores de busca aumenta a sua base de clientes potenciais.
  • Maior Envolvimento do Cliente. Os sites devem ter uma estrutura clara para que sejam fáceis de navegar e fáceis de fazer uma encomenda. É por isso que direcionar mais tráfego para o seu site significa mais envolvimento e vendas.
  • Menor Custo de Aquisição de Cliente. Usar o SEO como a sua principal fonte de leads de comércio eletrónico pode significar um CAC mais baixo. Com as redes sociais ou anúncios pagos, tem de pagar o alto custo de executar campanhas publicitárias ou produção de vídeo. Com o SEO, a maioria das despesas está relacionada com a remuneração dos funcionários.

Contras do SEO para Comércio Eletrónico

  • Processo demorado. O SEO não fornece leads tão rapidamente como a execução de anúncios pagos. Otimizar a taxa de conversão de SEO exige muito trabalho, e pode não ver quaisquer alterações positivas durante algum tempo depois de o otimizar.
  • Alterações no Algoritmo dos Motores de Busca. O Google está constantemente a refinar a sua abordagem à pesquisa. Em 2023, a empresa lançou dez atualizações. Isto significa que coisas que funcionavam antes podem deixar de funcionar, e o seu site pode cair de posições altas na SERP. No entanto, se seguir as melhores práticas seguras, deverá estar bem.
  • Concorrência em Palavras-chave de Alto Volume. Palavras-chave que têm altos volumes de pesquisa, como «comprar sapatos», têm milhares de sites a competir por elas. Isto significa que tem de trabalhar arduamente para se manter atualizado.
  • Sem Garantias. A pior parte do SEO é que não é tão direto como executar anúncios. Não há garantia de que obterá o primeiro lugar na SERP para uma palavra-chave específica, por mais que tente, porque a concorrência é forte. É por isso que tem de visar centenas de palavras-chave.

Resumo

Acha que o SEO é adequado para a sua empresa de comércio eletrónico? Se for, siga as melhores práticas para obter uma melhor posição na SERP, mais tráfego e mais vendas.

Enquanto isso, não se esqueça de usar as dicas de otimização da conversão de SEO deste artigo para melhorar a taxa de conversão do comércio eletrónico e os números de tráfego.